Oscilação no valor da moeda
K. Rezio avatar
Escrito por K. Rezio
Atualizado há mais de uma semana

O Bitcoin é um ativo da classe dos investimentos de Renda Variável. Por ser um ativo escasso, o seu preço é medido pela oferta e demanda!

Quando existe uma oferta muito grande de venda de Bitcoins dentro das corretoras, acontece uma busca por liquidez (dinheiro) e o valor do ativo tende a cair.

Agora, quando muitos Bitcoins começam a ser sacados de dentro das corretoras para as carteiras de criptomoedas, isso faz aumentar a busca pelo ativo e devido a sua escassez o valor do Bitcoin tende a subir.

Um bom exemplo em comparação ao Bitcoin, são as ações da bolsa de valores.

Quando muitas pessoas compram ações de uma determinada empresa, essa ação tende a se valorizar cada vez mais e dessa forma o seu valor passa a subir.

Quando ocorre o inverso e muitos acionistas começam a vender suas posições, isso faz aumentar a oferta de ações dentro das corretoras e o preço tende a se desvalorizar.

Assim como o próprio título deste artigo aborda a oscilação no valor do Bitcoin, essa característica se torna muito forte da moeda.

E por isso esse ativo tem grandes oscilações em seu preço que pode chegar entre 20% até 50% em um único dia. Isso pode assustar alguns investidores novatos, mas para quem já está nesse mercado há alguns anos, acaba se acostumando.

Finalizando esse artigo já existe um índice de volatilidade de preços para medir o risco x retorno do Bitcoin. Esse índice chama-se Bitcoin Liquid Index (Índice de liquidez do Bitcoin) ou mais conhecido como BLX.

Esse índice ainda não é oficial, mas está sendo muito utilizado pelos investidores e pelas empresas que investem no ativo.

Existe rumores de que a companhia Nasdaq, que é uma bolsa de valores especializada em ações de empresas de tecnologia, estaria adotando esse índice para suas análises. Porém, recentemente a companhia Nasdaq em parceria com a Hashdex, uma fintech especializada na gestão de ativos, desenvolveu o NCI (Nasdaq Crypto Index), o primeiro índice para representar o mercado de criptoativos.

Assim, para os investidores mais atentos ao mercado, esse índice se torna uma boa ferramenta de análise dos preços.

Caso você tenha interesse em acompanhar esse gráfico e outros do mercado Cripto e do mercado Tradicional, clique no link abaixo e se cadastre em TradingView:

Respondeu à sua pergunta?