Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesSegurança
Golpes comuns de criptomoedas e como evitá-los
Golpes comuns de criptomoedas e como evitá-los

Golpes comuns de criptomoedas e como evitá-los

K. Rezio avatar
Escrito por K. Rezio
Atualizado há mais de um ano

Criptomoedas são ativos extremamente valiosos. Esses ativos digitais proporcionam maior liberdade para os indivíduos, liquidez imediata e alta portabilidade. Entretanto, como uma transação na Blockchain é praticamente irreversível, diversos golpes são aplicados todos os dias por pessoas de más intenções, que utilizam dessa tecnologia com o objetivo de enganar e roubar outras pessoas.

Neste artigo, discutiremos alguns dos golpes mais comuns do setor das criptomoedas e como evitá-los.

1 - Pirâmides

Uma pirâmide financeira é um modelo de negócios que depende do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema.

Esse golpe consiste na promessa de retorno garantido, com pouco esforço, de forma rápida e fácil. Lembre-se que retornos garantidos não existem em mercados de renda variável.

Se você precisar convencer outras pessoas a participar do investimento, você estará diante de um esquema de pirâmide.

Devido a descentralização das criptomoedas, diversos esquemas de pirâmide são criados todos os dias por pessoas má intencionadas, que utilizam a tecnologia pelos motivos errados.

2 – Golpe da Multiplicação

O golpista solicita o envio das suas criptomoedas para uma carteira específica, prometendo multiplicar a quantidade das mesmas.

Exemplo: Você envia 1 Bitcoin e ele enviará 2 Bitcoins para você.

O golpe da multiplicação acontece em redes sociais como Telegram e caso você realize o envio, irá perder as criptomoedas para sempre. Existem relatos de pessoas que foram enganadas por golpistas se passando por celebridades.

Muitas pessoas caem nesse golpe pela ganância. Caso receba alguma mensagem de alguém que promete multiplicar a sua quantidade de criptomoedas, não realize a transferência e bloqueie o atacante.

3 - Golpe das criptomoedas de graça

Esse golpe é muito praticado em redes sociais como Twitter, Telegram e Instagram.

Você precisará conectar a sua wallet (carteira de criptomoedas) em um site para conseguir receber as recompensas, ou seja, criptomoedas de graça.

Esse site é um site scam, ou seja, criado por golpistas, e no momento que você conectar a sua carteira, os criadores do site conseguirão ter acesso a sua carteira e vão roubar todos as criptomoedas nela contidas.

Nunca clique em nenhum link desconhecido e suspeito. Basta um descuido para você sofrer esse golpe.

4 - Golpe do suporte técnico

Esse golpe é muito comum no Telegram e acontece quando um usuário envia uma mensagem de dúvida em algum grupo sobre criptomoedas.

O golpista irá se passar pelo suporte técnico daquele grupo e irá te chamar no privado para oferecer ajuda.

Em algum momento da conversa, o golpista vai pedir para você clicar em algum link ou enviar os seus criptoativos para algum endereço de carteira.

Para evitar esse golpe, basta bloquear todos os desconhecidos que te chamarem no privado, em 100% dos casos é golpe.

Conclusão

Evite investimentos ‘’bons demais para serem verdade’’, é muito fácil se empolgar com a possibilidade de altos retornos em um curto espaço de tempo, principalmente no mercado de criptomoedas, entretanto, não existem retornos garantidos em mercados de renda variável.

Jamais compartilhe a sua chave privada com ninguém, essa informação é extremamente sigilosa e dá acesso aos seus fundos em criptomoedas.

Também é muito importante não clicar em links desconhecidos, um descuido e você pode perder tudo!

Mantenha-se atento e não confie, verifique.

Respondeu à sua pergunta?