Atualmente as taxas de mineração estão em níveis históricos devido à alta demanda por transações e à oferta limitada de espaço nos blocos.
Os usuários precisam pagar a taxa para que suas transações sejam processadas pelos mineradores e incluídas na blockchain. Os mineradores recebem essas taxas como recompensa por seu trabalho de processamento das transações.
É importante destacar que a corretora não cobra a taxa, ela é definida pelos mineradores de acordo com a oferta e demanda. Algumas alternativas para retirar seus ativos são: aguardar por momentos de menor demanda ou converter Bitcoin em outras moedas e transferir por outras redes.
As taxas da rede Bitcoin estão altas em níveis históricos.
Isso se deve a dois fatores principais:
1) A demanda por transações está muito alta. Cerca de 500 mil transações esperando para ser confirmadas.
2) A oferta de espaço nos blocos do Bitcoin é limitada. Essa é uma regra escrita no código do Bitcoin, não será mudada e é um dos mecanismos que garantem a segurança da rede.
As taxas da rede do Bitcoin são pagas pelos usuários para que suas transações sejam processadas pelos mineradores e incluídas na blockchain, que é o registro público de todas as transações de Bitcoin já realizadas. As taxas de transação são essenciais para garantir que as transações sejam processadas de maneira rápida e segura na rede.
Os mineradores são os responsáveis por processar as transações na rede do Bitcoin, adicionando novos blocos à blockchain e validando as transações incluídas nesses blocos. Como recompensa por seu trabalho, eles recebem novos bitcoins recém-criados, bem como as taxas pagas pelos usuários para incluir suas transações no bloco.
Os usuários precisam pagar a taxa da rede do Bitcoin porque, como mencionado anteriormente, é isso que incentiva os mineradores a processar as transações na rede e incluí-las na blockchain. A taxa é uma forma de os usuários pagarem pelos recursos necessários para processar suas transações, como a eletricidade e a capacidade de processamento dos mineradores.
Como sabemos, esse sistema de incentivos se autorregula de forma que os mineradores priorizam as transações que pagam taxas maiores visando o lucro.
E isso resulta em preços mais altos em momentos de grandes demanda, como estamos vendo agora.
Felizmente, o nosso sistema Bity ajusta de maneira dinâmica aos preços praticados na rede.
Se não fosse assim, os saques dos nossos clientes ficariam pendentes por muitos dias (ou, dependendo de como a demanda se comporte, até semanas).
Se alguém precisa fazer um saque com urgência, ele tem essa possibilidade selecionando as taxas de prioridade alta na nossa plataforma.
Lembramos que isso é algo que foge do nosso controle. Todas as exchanges (e até mesmo os investidores que operam suas próprias carteiras) apenas conseguem responder/reagir a esse movimento oferecendo taxas maiores para os mineradores incluírem nossas transações nos blocos.
É importante lembrar também que, de tempos em tempos, seguindo os ciclos de preço do Bitcoin, a rede experimenta momentos de alta demanda por transações, mas isso é passageiro. E a própria rede se ajusta.
Algumas alternativas para retirar seus ativos de corretoras são:
1) aguardar por momentos de menor demanda na rede e as taxas abaixarem para, então, realizar saques (para quem faz hold pode ser uma alternativa);
2) converter Bitcoin em outras moedas e transferir por outras redes, por exemplo: vender BTC por BRL e comprar USDT e usar outras blockchains para fazer transações (caso o usuário precise com urgência movimentar cripto e não precise necessariamente ser BTC).